POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ITUPARARANGA: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES E EDUCANDOS

Authors

  • Gabriela Godinho de Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Rogério Hartung Toppa Universidade Federal de São Carlos
  • Andréia De Fiori Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z2176-947820170156

Keywords:

educação ambiental; unidades de conservação; participação popular.

Abstract

A criação de áreas legalmente protegidas visa conservar ambientes naturais
e garantir que atividades humanas ocorram de maneira sustentável.
Entretanto, sua efetividade depende da contextualização e participação das
comunidades locais durante o processo de criação e gestão. Isso se dá por
meio de ações de Educação Ambiental que promovam a sensibilização e a
conscientização, estimulando o envolvimento da população na redução dos
impactos ambientais gerados. Nas escolas estaduais de Ibiúna (SP), município
que compõe 62% da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga, os
resultados deste estudo, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas
com educadores e enquetes com educandos, demonstraram que, embora
grande parte dos educadores tenha conhecimento sobre a APA e sua
importância, essas informações atingem uma pequena parcela dos
educandos. Concluímos que a introdução da APA no cotidiano escolar pode
trazer contribuições pedagógicas significativas, fundamentadas nos objetivos
dessa categoria de Unidade de Conservação.

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Published

2017-11-01

How to Cite

Almeida, G. G. de, Toppa, R. H., & De Fiori, A. (2017). POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ITUPARARANGA: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES E EDUCANDOS. Revista Brasileira De Ciências Ambientais, (45), 71–85. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820170156