A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SISTEMA DE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – PROGRAMA FUTURO LIMPO
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Neste trabalho se descreve o processo de educação ambiental envolvido na implantação do
Programa Futuro Limpo (Programa Municipal de Redução e Controle de Resíduos) no município de
São Carlos, SP. Este programa se iniciou com a coleta seletiva de resíduos de papel na administração
municipal, e a coleta seletiva de material reciclável em um bairro da cidade. Ele tem como base as
resoluções da Agenda 21, e a aplicação do princípio dos “3 Rs” (redução, reutilização e reciclagem).
Os objetivos desse programa são a sensibilização e a conscientização da comunidade, a promoção
de uma revisão de valores e hábitos de consumo, a formação de massa crítica sobre as questões
ambientais e a responsabilidade de cada cidadão na busca de melhores condições de vida para
todos. Além disso, o desvio de materiais para a reciclagem permite o aumento da vida útil do aterro
sanitário, que já está em fase de ampliação devido ao esgotamento da área atual. A coleta seletiva
permite também a inclusão social com geração de renda, por meio do envolvimento dos atores
sociais que já trabalham, de maneira informal, na coleta de material reciclável. Atuam no programa 10
membros de um grupo de aproximadamente 40 pessoas que trabalhavam no aterro coletando
resíduos recicláveis. O trabalho educativo se baseou no contato pessoal com os moradores da
região, realizados por agentes ambientais preparados para conversar com os moradores sobre as
alternativas para reduzir a geração de resíduos, e convidá-los a colaborar com o programa. Outra
metodologia utilizada é a realização de reuniões chamadas: “Encontro para um Futuro Limpo”, nas
quais os participantes são convidados a participar e trazer suas dúvidas e sugestões para o programa.
Para o trabalho educativo no âmbito da educação formal foram elaboradas cartilhas permanentes
para uso com o público infantil, e uma apostila com informações e dicas sobre redução e controle de
resíduos.
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Copyright (c) 2005 Revista Brasileira de Ciências Ambientais
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