Educação ambiental, ludicidade e pesquisa participante no ensino fundamental
Keywords:
Educação. Ludicidade. Meio Ambiente. Pesquisa Participante.Abstract
O presente estudo teve como objetivo elaborar e executar um programa de educação ambiental com estudantes de uma escola pública. Tomou-‐se por base o diagnóstico da realidade, adotando-‐se como ferramentas a aplicação de estratégias definidas pela metodologia da
pesquisa participante e sua articulação com o desenvolvimento de atividades lúdicas, entre as quais se destacaram o teatro, a confecção de jogos de tabuleiro, cartilhas e o exercício lúdico da aplicação de questionários junto à comunidade. Há diversos fatores que contribuem para os índices de desenvolvimento socioeconômico e cultural na cidade de
Bocaiúva do Sul, com uma população predominantemente rural, que padece em decorrência
da ação da indústria madeireira na exploração da mão-‐de-‐obra local no plantio de culturas exóticas. Os resultados demonstram a efetividade do desenvolvimento e aplicação de um programa de educação ambiental estruturado na ludicidade como estratégia facilitadora da participação social rumo à tomada de consciência da população sobre problemas ambientais locais.
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Copyright (c) 2011 Revista Brasileira de Ciências Ambientais
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