PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO

Authors

  • Marcelo de Oliveira Soares UFC
  • Wedja Suhelen Paes da Silva UFC
  • Luana Kelly Ferreira da Silva UFC
  • Thais Chaves da Silva UFC

Keywords:

Conservação; Geração de renda; Gestão Ambiental do Patrimônio.

Abstract

Os fósseis no Brasil têm adquirido valor econômico junto à população local, o
que leva a um tráfico ilegal, sobretudo internacional. Nesse contexto, a
educação patrimonial possibilita o acesso ao conhecimento necessário para
que a sociedade adquira o hábito de preservar este importante patrimônio.
Assim, foram desenvolvidas atividades em um sítio fossilífero de importância
mundial (Chapada do Araripe, NE Brasil) para capacitar a população a gerar
renda através de réplicas de fósseis, analisar a percepção ambiental quanto
ao patrimônio paleontológico e conscientizar a comunidade quanto à
importância dos fósseis. Foram realizadas etapas distintas de atividades, que
incluíram oficina de réplicas, produção de “mapas mentais” e aplicação de
questionários. Ressalta-se entre os resultados, o reconhecimento da
importância da fabricação de réplicas como uma alternativa sustentável ao
tráfico, o reconhecimento do paleoambiente pela população e a necessidade
de propagar o conhecimento adquirido, voltado à conservação ambiental dos
fósseis. O estudo de caso analisado pode servir de exemplo para a discussão
mundial do desenvolvimento sustentável em áreas de significativo
patrimônio geológico.

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Published

2014-09-30

How to Cite

Soares, M. de O., Silva, W. S. P. da, Silva, L. K. F. da, & Silva, T. C. da. (2014). PERCEPÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO. Revista Brasileira De Ciências Ambientais, (33), 100–117. Retrieved from https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/238