MEIO AMBIENTE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E POBREZA: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES DESTA TENSA, MAS NECESSÁRIA RELAÇÃO

Authors

  • Mariane Freiesleben Universidade Federal do Tocantins
  • Alex Pizzio da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Cristiane Miranda Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • José Ramiro Lamadrid Marón Universidade Federal do Tocantins

Keywords:

alfabetização científica; cidadania; meio-ambiente; pobreza

Abstract

Este artigo considera as evidências de se enxergar meio ambiente, alfabetização científica e pobreza por meio das lentes do exercício da cidadania. Inicia-se com uma introdução e explicação sobre o estudo, para em seguida explorar principalmente as abordagens disciplinares da pobreza e a sua relação com o meio ambiente. Este viés permite explorar análises mais específicas oriundas do conceito de alfabetização científica e sua utilidade. Conclui-se que, por meio da alfabetização científica, o cidadão se apodera do conhecimento, partindo para uma perspectiva de participação ativa dentro da comunidade e no resgate de sua própria condição social.

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Published

2015-03-31

How to Cite

Freiesleben, M., Silva, A. P. da, Martins, C. M., & Marón, J. R. L. (2015). MEIO AMBIENTE, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E POBREZA: EVIDÊNCIAS E REFLEXÕES DESTA TENSA, MAS NECESSÁRIA RELAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Ambientais, (35), 43–54. Retrieved from https://www.rbciamb.com.br/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/205