CONSTRUÇÃO DE UM INDICADOR SOCIOAMBIENTAL E A RELAÇÃO COM O SISTEMA DE DRENAGEM URBANA

Main Article Content

Layara de Paula Sousa Santos
Klebber Teodomiro Martins Formiga
Nilson Clementino Ferreira

Resumo

Os indicadores socioambientais constituem uma base útil à tomada de
decisões, porque permitem agregar informações consideradas importantes
pelos gestores e pela comunidade. Este trabalho teve como objetivo
correlacionar indicadores de vulnerabilidade socioambiental no estado
de Goiás com o sistema de drenagem urbana. Os conjuntos de dados
disponibilizados para as análises desenvolvidas nesta pesquisa referem-se aos
resultados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística. Para o desenvolvimento das métricas foi utilizada a técnica
de análise fatorial exploratória. Com base nos três índices desenvolvidos
— fragilidade ambiental, qualidade infraestrutural e qualidade social —,
foi desenvolvido um final, que engloba todas as variáveis. Os resultados
mostraram que setores com melhores sistemas de drenagem (maiores
proporções de domicílios com bueiro/boca-de-lobo e meio-fio/guia) tendem
a apresentar maiores indicadores de qualidade social e infraestrutural e
menores valores de fragilidade ambiental.

Article Details

Como Citar
Santos, L. de P., Martins Formiga, K., & Ferreira, N. (2020). CONSTRUÇÃO DE UM INDICADOR SOCIOAMBIENTAL E A RELAÇÃO COM O SISTEMA DE DRENAGEM URBANA. Revista Brasileira De Ciências Ambientais (Online), 55(2), 171-191. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820200638
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Klebber Teodomiro Martins Formiga, Universidade Federal de Goiás (UFG)

KLEBBER TEODOMIRO MARTINS FORMIGA E ENGENHEIRO CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CONCLUIU O MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL NA MESMA INSTITUICAO EM 1999. É DOUTOR PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. PUBLICOU TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DE EVENTOS NO BRASIL. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUA NA AREA DE ENGENHARIA CIVIL, COM ENFASE EM HIDRAULICA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 23 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: OTIMIZACAO, MODELOS HIDROLOGICOS, SISTEMA DE DISTRIBUICAO DE AGUA, DISPONIBILIDADE HIDRICA, PROGRAMACAO NAO-LINEAR, REDES MALHADAS, RECURSOS HIDRICOS, ADUTORA, ADUCAO E APROVEITAMENTO INTEGRADO DOS RECURSOS HIDRICOS.

Nilson Clementino Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atuou no Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais entre 1995 e 2003. Foi docente da Universidade de Brasília, junto ao Centro Integrado de Ordenamento Territorial entre 1998 e 2001. Atualmente é professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais- CIAMB/UFG e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária PPGEAS/UFG. . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Cartografia, Sensoriamento Remoto, SIG, Monitoramento Ambiental e Zoneamento Ecológico e Econômico.