CONSTRUCTION OF A SOCIOENVIRONMENTAL INDICATOR AND THE RELATIONSHIP WITH THE URBAN DRAINAGE SYSTEM

Main Article Content

Layara de Paula Sousa Santos
Klebber Teodomiro Martins Formiga
Nilson Clementino Ferreira

Abstract

Social and environmental indicators provide a useful basis for decision-making
because they allow the aggregation of information considered important by
managers and the community. This study aimed to correlate indicators of
social and environmental vulnerability in the state of Goiás with the urban
drainage system. The data sets available for the analyses developed in this
research refer to the results of the 2010 Demographic Census of the Brazilian
Institute of Geography and Statistics. For the development of the metrics
the Exploratory Factor Analysis technique was used. From the 3 indices
developed: environmental fragility, infrastructural and social quality, an
end was developed that encompasses all variables. The results showed that
sectors with better drainage systems (larger proportions of households with
manhole/lobe mouth and curb/guide) tend to have higher indicators of
social and infrastructural quality and lower values of environmental fragility.

Article Details

How to Cite
Santos, L. de P., Martins Formiga, K., & Ferreira, N. (2020). CONSTRUCTION OF A SOCIOENVIRONMENTAL INDICATOR AND THE RELATIONSHIP WITH THE URBAN DRAINAGE SYSTEM. Brazilian Journal of Environmental Sciences (Online), 55(2), 171-191. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820200638
Section
Articles
Author Biographies

Klebber Teodomiro Martins Formiga, Universidade Federal de Goiás (UFG)

KLEBBER TEODOMIRO MARTINS FORMIGA E ENGENHEIRO CIVIL PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CONCLUIU O MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL NA MESMA INSTITUICAO EM 1999. É DOUTOR PELA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. PUBLICOU TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PARTICIPOU DE EVENTOS NO BRASIL. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUA NA AREA DE ENGENHARIA CIVIL, COM ENFASE EM HIDRAULICA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 23 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: OTIMIZACAO, MODELOS HIDROLOGICOS, SISTEMA DE DISTRIBUICAO DE AGUA, DISPONIBILIDADE HIDRICA, PROGRAMACAO NAO-LINEAR, REDES MALHADAS, RECURSOS HIDRICOS, ADUTORA, ADUCAO E APROVEITAMENTO INTEGRADO DOS RECURSOS HIDRICOS.

Nilson Clementino Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atuou no Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais entre 1995 e 2003. Foi docente da Universidade de Brasília, junto ao Centro Integrado de Ordenamento Territorial entre 1998 e 2001. Atualmente é professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais- CIAMB/UFG e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária PPGEAS/UFG. . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Cartografia, Sensoriamento Remoto, SIG, Monitoramento Ambiental e Zoneamento Ecológico e Econômico.