Diagnóstico e construção de indicadores socioambientais participativos: experiências de um Programa de Extensão

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Cristiane Mansur de Moraes Souza
Carlos Alberto Cioce Sampaio
Christian Henriquez Zuniga
Adriana Dias Pasco
Juarês José Aumond

Resumo

A experiência aqui relatada descreve o primeiro ano do projeto de pesquisa/extensão “Indicadores Socioambientais para a Gestão Territorial Participativa da Microbacia hidrográfica do Rio Sagrado”, inserido no programa de extensão “Diagnóstico Socioambiental Participativo da Microbacia Hidrográfica do Rio Sagrado, Morretes (PR)”, que teve por objetivo unir esforços de análise de vulnerabilidade à ocupação humana ao projeto de indicadores socioambientais participativos. O programa de extensão acontece no contexto de uma Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE). O processo de educação que se preconiza na ZEE trata de impulsionar diagnósticos participativos vistos como ponto de partida para estratégias de ecodesenvolvimento, onde a perspectiva da cultura local deixa de ser relegada ao nível de crenças infundadas e passa a ser considerada como fonte potencial de dados. Este artigo descreve a construção participativa de indicadores socioambientais. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, para poder detalhar as etapas nos seus tempos diferentes e ação pedagógica. Após três anos de interações com a comunidade, o principal resultado foi a tomada de consciência da necessidade de preservar a biodiversidade local e as potencialidades na conservação do seu modo de vida. A experiência revelou-se como alternativa viável na proposição de políticas públicas que visam a sustentabilidade, a partir de uma perspectiva interdisciplinar rumo a transdisciplinaridade, privilegiando os saberes da comunidade local conjuntamente com o conhecimento científico.

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Como Citar
Souza, C., Sampaio, C., Zuniga, C., Pasco, A., & Aumond, J. (2013). Diagnóstico e construção de indicadores socioambientais participativos: experiências de um Programa de Extensão. Revista Brasileira De Ciências Ambientais (Online), (30), 1-10. Recuperado de http://rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/264
Seção
Artigos