Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná)

Main Article Content

Cristiane Maria Born
Cintia Mara Ribas de Oliveira
Selma Aparecida Cubas

Resumo

O presente estudo avaliou aspectos construtivos dos quatro cemitérios municipais de Curitiba (Cemitérios São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida), bem como a vulnerabilidade dos aquíferos presentes nestes locais. A verificação utilizou informações dos Planos de Controle Ambiental e de visitas técnicas. A vulnerabilidade do aquífero foi analisada seguindo o método Groundwater hydraulic confinement, Overlaying strata e Depth to groundwater table (GOD). Entre os quatro cemitérios (32.132 jazigos), 18.014 jazigos apresentaram danos aparentes, principalmente os com acabamento convencional argamassado e sem pintura. O cemitério do Boqueirão apresentou mais danos por jazigo. O cemitério Santa Cândida ocupa a área de maior vulnerabilidade e correspondeu à maior incidência de basculamento. Ações preventivas e corretivas que garantam a estanqueidade dos jazigos, por meio de boas práticas de engenharia, bem como a fiscalização de situações críticas devem ser fortalecidas na gestão de áreas cemiteriais, para a minimização de problemas ambientais.

Article Details

Como Citar
Born, C., Oliveira, C., & Cubas, S. (2014). Avaliação dos aspectos construtivos e vulnerabilidade das águas subterrâneas em áreas de cemitérios municipais de Curitiba (Paraná). Revista Brasileira De Ciências Ambientais (Online), (32), 88-105. Recuperado de http://rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/251
Seção
Artigos