EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA NO LITORAL DA BAHIA, BRASIL

Main Article Content

Lucia de Fátima Socoowski de Anello
Maria Odete da Rosa Pereira
Tatiana Walter
Ederson Pinto da Silva

Resumo

Este artigo objetivou analisar o processo pedagógico elaborado no Projeto
Centro Integrado da Pesca Artesanal (CIPAR) Baixo Sul. No qual foi instituída
a premissa de dar voz e visibilidade aos pescadores artesanais e marisqueiras
que vivem no e do ambiente marinho e costeiro da região do Baixo Sul da
Bahia, e nesse processo, lançar luz a este grupo social e trabalhar com
eles na direção da conquista da autonomia e emancipação. Para tal, foram
realizadas atividades com um grupo de 120 pescadores, marisqueiras e suas
lideranças no período de julho de 2009 a dezembro de 2010. Como principais
resultados, teve‑se: a construção de projetos coletivos e articulados
destinados à melhoria da cadeia produtiva; a criação de um conselho gestor
dos pescadores; e o processo formativo de mediadores locais em que os
pescadores passaram a protagonizar sobre a melhoria da cadeia produtiva.

Article Details

Como Citar
Anello, L. de F., Pereira, M., Walter, T., & Silva, E. (2015). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA NO LITORAL DA BAHIA, BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Ambientais (Online), (37), 58-71. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820152614
Seção
Artigos