EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA NO LITORAL DA BAHIA, BRASIL

Authors

  • Lucia de Fátima Socoowski de Anello Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Odete da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Tatiana Walter Universidade Federal do Rio Grande
  • Ederson Pinto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z2176-947820152614

Keywords:

pescadores artesanais; educação ambiental; políticas públicas.

Abstract

Este artigo objetivou analisar o processo pedagógico elaborado no Projeto
Centro Integrado da Pesca Artesanal (CIPAR) Baixo Sul. No qual foi instituída
a premissa de dar voz e visibilidade aos pescadores artesanais e marisqueiras
que vivem no e do ambiente marinho e costeiro da região do Baixo Sul da
Bahia, e nesse processo, lançar luz a este grupo social e trabalhar com
eles na direção da conquista da autonomia e emancipação. Para tal, foram
realizadas atividades com um grupo de 120 pescadores, marisqueiras e suas
lideranças no período de julho de 2009 a dezembro de 2010. Como principais
resultados, teve‑se: a construção de projetos coletivos e articulados
destinados à melhoria da cadeia produtiva; a criação de um conselho gestor
dos pescadores; e o processo formativo de mediadores locais em que os
pescadores passaram a protagonizar sobre a melhoria da cadeia produtiva.

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Published

2015-09-30

How to Cite

Anello, L. de F. S. de, Pereira, M. O. da R., Walter, T., & Silva, E. P. da. (2015). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA NO LITORAL DA BAHIA, BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Ambientais, (37), 58–71. https://doi.org/10.5327/Z2176-947820152614