EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL: UMA EXPERIÊNCIA NO LITORAL DA BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z2176-947820152614Keywords:
pescadores artesanais; educação ambiental; políticas públicas.Abstract
Este artigo objetivou analisar o processo pedagógico elaborado no Projeto
Centro Integrado da Pesca Artesanal (CIPAR) Baixo Sul. No qual foi instituída
a premissa de dar voz e visibilidade aos pescadores artesanais e marisqueiras
que vivem no e do ambiente marinho e costeiro da região do Baixo Sul da
Bahia, e nesse processo, lançar luz a este grupo social e trabalhar com
eles na direção da conquista da autonomia e emancipação. Para tal, foram
realizadas atividades com um grupo de 120 pescadores, marisqueiras e suas
lideranças no período de julho de 2009 a dezembro de 2010. Como principais
resultados, teve‑se: a construção de projetos coletivos e articulados
destinados à melhoria da cadeia produtiva; a criação de um conselho gestor
dos pescadores; e o processo formativo de mediadores locais em que os
pescadores passaram a protagonizar sobre a melhoria da cadeia produtiva.
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